O Centro de Documentação do Camboja (DC-Cam) contratou Zaha Hadid para projetar o muito aguardado instituto de estudos sobre genocídio em Phnom Penh. O novo campus, conhecido como Instituto Sleuk Rith, servirá como uma extensão do trabalho realizado no DC-Cam, além de ser um importante centro de estudos sobre genocídio na Ásia. Com um campus modesto, o instituto abrigará o centro de estudos, uma escola, um museu voltado à memória e educação e outros programas.
"A visão de Youk Chhang é inspiradora", disse Zaha. "O programa do Instituto Sleuk Rith clama por beleza e por um futuro otimista para curar e reconectar um país, sendo o Centro de Documentação do Camboja uma peça chave neste processo."
"Trabalhando com Youk Chhang e com o Instituto, reunimos uma equipe excelente de consultores do Camboja e de outros países que compartilham da visão de planejar cuidadosamente o Instituto Sleuk Rith. O rico patrimônio cultural do Camboja inclui alguns dos templos mais impressionantes do mundo que refletem a extraordinária arquitetura e tecnologia de seu tempo. Estamos ansiosos para trabalhar com Youk Chhang e sua equipe para concretizar sua visão em um edifício contemporâneo que relembra o passado mas também reflete a inabalável crença e otimismo para o futuro, usando a educação, a compreensão e a inspiração para envolver os visitantes."
O instituto se localizará em um terreno de 4.800 m² próximo à capital do país. As obras devem se iniciar em 2014, com conclusão prevista para 2016.
Referência: The Sleuk Rith Institute, The Phnom Penh Post